"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

quarta-feira, 28 de março de 2012

Oficina didático - pedagógica: Jogos

Coordenação Pedagógica

Professora Adriana (Diretora)
Recepção para a Pedagoga: Professora Elizete


Psicóloga:  Professora Nara

terça-feira, 27 de março de 2012

A importância de planejar o estudo

Conversando com a Família

Formar os filhos é uma tarefa difícil, porém não é impossível. A real preocupação é de como a família deve proceder de forma que o filho realize as lições de casa de forma proveitosa.
Levando em conta a importância de orientar o aluno para obter um bom desempenho nos estudos, tanto na sala de aula quanto no ambiente familiar, segue uma lista contendo dicas que podem auxiliar pais e educadores a contribuir para tal sucesso.

No ambiente familiar:

• Escolher um bom local de estudos, de preferência ventilado, claro, com luz natural, sem barulhos e distrações;

• Elaborar um plano de estudos semanal, organizando os conteúdos que serão estudados;

• Não deixar as lições de casa para o dia posterior, aproveitando que o conteúdo ainda está “fresco” na mente;

• Programar o horário de estudo para os momentos em que estiverem mais atentos e dispostos. Evitando que sejam realizados em momentos de sono e cansaço, fatos que podem prejudicar o desempenho.

• Fazer pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros, para realizar a atividade que foi proposta.

• Refazer os exercícios que errou ou apresentou dificuldades;

• Descobrir as melhores técnicas de memorização para estudar (esquemas, falar em voz alta, dramatizar, estudar em grupos, entre outros).

• Reconhecer as áreas que apresenta dificuldade, dedicando um tempo maior de estudo;

• Preparar o material escolar antecipadamente, verificando os livros e cadernos que irá utilizar.

• Envolver na vida escolar do filho. Perguntar a ele o que aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele.

• Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade.

• Mostrar para seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, dando a ele a capacidade de buscar sua independência.

• Não pressionar nos estudos, fiscalização intensa não funciona. Ensine a ter responsabilidade, pois seu filho não o terá pelo resto da vida.

• Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se a criança é capaz de superar a deficiência sozinho.

No ambiente escolar:

• Prestar atenção na aula, bem como participar e perguntar sem medo quando apresentar dúvidas;

• Fazer as avaliações com calma e atenção.

• Não deixar questões em branco nas avaliações, buscando registrar, mesmo que seja mínimo, o seu conhecimento.

Conscientizar sobre o quanto o estudo é necessário para todo indivíduo, que nunca uma pessoa deve desistir de estudar e incentivar aqueles que não estudam.
Colocar o estudo como parte da rotina deles, fazendo-os entender que é uma necessidade do ser humano.

Sucesso!
Trechos do artigo escrito por Elen Campos Caiado

segunda-feira, 26 de março de 2012

Filhos Acompanhados pelos pais: alunos bem sucedidos.

2ª Avaliação Institucional

O maior sucesso dos pais é, de fato, contribuir para que seus filhos sejam  capazes de voar com a s suas própiras asas e serem felizes. E, para isso é preciso conhecer a criança, estabelecer regras, limites e acima de tudo, ser exemplo para seu filho.

1. Não deixe que o estresse do dia a dia o tranforme num monstro para seus filhos, nem o o cansaço torne omisso na educação deles! É claro que é dificil manter o e que é difícil manter o equilíbrio diante de tantas responsabilidades, mas a verdade é que criar mais problemas em sua casa só vai tornar a situação ainda mais difícil par todos.

2. Coloque limites para os seus filhos desde cedo. Quando menor a criança, mais simplies é de ela se adequar ao que você está propondo.

3. Repare sempre na expressão de seus filhos. Reserve umt empo só par vocês dois, brinquem e conversem um pouco até você descobrir o que há de errado. Às vezes, a solução é mais simples do que imaginamos.

4.Ficar atento para as questões de sua vida adulta não sejam transferidos para sus filhos como: culpa, estress, trabalho, problemas com parceiros conjugais, etc.

5. A falta  de informação sobre aquilo que seu filho está fazendo gera não apenas a insegurança e o medo em relação ao futuro dele, geram também riscos muito sérios no que diz respeito à sua formação. Por isso, fique atento a esses detalhes e, à medida que ele for crescendo, obeserve também suas companhias.

6. O modelo de realcionamento entre os adultos da família influencia diretamente  no comportamento da criança em casa, na escola, na igreja, etc.

7. Reserve lugar apropriado para a intimidade do casal, evite discussões familiares na frente dos filhos.

8. Quando um dos filhos se sente menos importante

sexta-feira, 23 de março de 2012

Piquenique do Alfabeto

Acontece na escola!
 Professora Neuma e Professora Karla
Escola Classe 19 de Taguatinga

As turminhas das Professoras Neuma e Karla, 1º ano "A" e "C",  arrasaram hoje com o PIQUENIQUE DO ALFABETO. As crianças levaram frutas e através dos alimentos aprenderam as letrinhas. Show de bola turminha!!!

1º ano "A" - Professora Neuma
      
1º ano "C" - Professora Karla




quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

Acontece na escola!
Regina Célia
Professora da Escola Classe 19 de Taguatinga


 O 1º ano B também aprendeu muito com o Dia Mundial da Água. Parabéns turminha!!


Dia Mundial da Água

Acontece na Escola!
Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992.
Como devemos comemorar esta importante data?  Precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Nossas crianças também estão conscientes do valor da água.
Veja a  Professora Neuma e o 1º ano A aprendendo sobre esse assunto tão importante! Parabéns turminha!!!





Neuma
Professora da Escola Classe 19 de Taguatinga




Momento Literário

Acontece na Escola!

A Professora Regina Célia e os alunos do 1º ano "B" tiveram uma tarde literária diferente.  Debaixo da sombra de uma árvore se deliciaram com a historinha  "As Centopéias e seus sapatinhos" de Milton Camargo. Foram momentos de concentração e divertimento.



Regina Célia - Professora da Escola Classe 19 de Taguatinga

Conheça você também essa linda historinha!


quarta-feira, 21 de março de 2012

O Professor do Espanto

Coordenação Pedagógica

"A missão do professor é
 provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade."
Rubem Alves

Prática Pedagógica

Coordenação Pedagógica
Hoje a nossa Coordenação Coletiva foi muito proveitosa. Após informes e orientações sobre a escola, tivemos um momento de Troca de Experiências. Foi prazeroso ouvir a Professora Dircenea (3º ano C) explanar sobre sua "praxis" em sala de aula, as dificuldades e avanços de sua turminha. A Professora lembrou do quanto é fundamental o diagnóstico inicial. Relatou sobre os alunos com dificuldades e ouviu as colegas contribuirem com suas experiências. Salientou a importância de lidar com a adversidade em sala e fazer um atendimento individual. Para finalizar a Professora "Néa" apresentou uma reportagem da Revista Nova Escola. Que momento maravilhoso! Parabéns Professora!!!


Dircenea Macedo - Professora da  Escola Classe 19 de Taguatinga



segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto: Uma hora para você!

Acontece na Escola!
É no Projeto "Uma hora para você" que a Orientadora Educacional, Silvia Souza trabalha os valores com todos os nossos alunos. É muito importante que a criança tenha consciência de limites, disciplina, organização. São utilizadas brincadeiras e jogos para esses fins. Desta maneira a criança melhora seu comportamento em sala de aula o que facilita o ensino e a aprendizagem. Sucesso!!!
Silvia Souza
Orientadora Educacional da Escola Classe 19 de Taguatinga


Dia Internacional da Síndrome de Down

Fique por dentro!

O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.
As crianças com Down são muito parecidas e têm as seguintes características:
1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).
Aceitar as diferenças
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.
Joana Mocarzel - atriz down
Atriz mirim Joana Mocarzel - Rede Globo
Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
Fonte: Instituto Meta Social

Síndrome de Down - Carlinhos

Fique por dentro!


Milhares de crianças no Brasil precisam de sua ajuda.
 Os portadores da  Síndorme de Down só precisam do seu respeito!

domingo, 18 de março de 2012

Menina corta o cabelo para dar ao irmão que tem câncer.

O Poder das Palavras(Legendado)

Muitos pais não têm esta paciência

Exemplo - Melhor vídeo que já assistiu na vida!

CONVIVENCIA

Refletindo sobre o Bullying.wmv

Aprender a Fazer

Aprender a Conviver

Aprender a Ser

Aprender a Aprender

Principios éticos

Conversando com a família
onstrução da moral deve ser entendida como um processo intenso e complexo



Não raro, o sentimento que prevalece entre pais e educadores ao se sentirem elogiados diante do bom comportamento dos filhos e/ou educandos é tão somente o de intensa satisfação. Nada mais natural, pois de acordo com o senso comum são eles os grandes responsáveis por tal aspecto, ou seja, o de garantir que ajam de acordo com a moral e os bons princípios frente ao grupo do qual fazem parte.Longe de quaisquer questionamentos, são eles sim as figuras centrais nesse processo. Contudo, há que se considerar que mesmo compartilhando com esse notável apoio, a criança, o ser humano, representa o protagonista da história, pois de acordo com seu amadurecimento pessoal, bem como com os dilemas morais com os quais convive, vai, de modo paulatino, construindo desde cedo um conjunto de valores que norteia sua conduta.
Segundo estudiosos, tais como Jean Piaget, a concepção de justo e injusto tem uma forte ligação com o desenvolvimento cognitivo, pois de acordo com suas experiências, a criança desenvolve diferentes compreensões acerca das regras, adquirindo assim cada vez mais condições de se relacionar com elas de maneira crítica. Como exemplo disso, suponhamos alguém questionando o fato de as punições serem as mesmas para alguém que rouba um pão para saciar sua fome, simplesmente por não ter condições de comprá-lo e um bandido que rouba e mata.
Tais apontamentos nos alertam para o fato de que quando a criança, ainda pequena, tende a criar o que chamamos de moral heterônoma, apenas obedecem às regras por respeito a uma autoridade maior, sem, todavia, refletir sobre esta ou aquela tomada de atitude e suas possíveis consequências.
Como casos ilustrativos podemos citar o fato de um irmão não brigar com o outro, pedir em vez de tomar bruscamente, entre outros.
Nesse sentido, torna-se fundamental a participação de pais e professores no intuito de ensinar a criança a agir de maneira cooperativa em relação ao outro. O diálogo, nesse ínterim, é de fundamental importância.
Em se tratando do ambiente escolar, no intuito de fazer com que os educandos criem o que Piaget chama de moral autônoma, torna-se relevante que o educador utilize situações que gerem desequilíbrios na forma de pensar de toda a turma, como, por exemplo, o debate acerca de questões pertinentes. Dessa forma, contando com a mediação do professor em conversas orientadas, eles passam a conhecer a perspectiva do outro, ampliando assim, a noção de valores e o instinto de autonomia.
Ainda ressaltando acerca das ideias piagetianas, vale mencionar que além do aspecto cognitivo, outra mola-mestra move a construção da moral: a afetividade. É por meio dela que estudos têm avançado cada vez mais, partindo do princípio de que o desenvolvimento da moralidade se define também como a ética do cuidado, centrada na reflexão que se faz sobre as relações entre as pessoas. Assim sendo, noções relativas ao senso de justiça passaram a ser vistas apenas como um dos muitos elementos mediante tal construção, pois outras virtudes também estão em jogo, tais como a generosidade, a compaixão e a lealdade – fatores esses elementares à construção da chamada moral autônoma.
Para bem exemplificarmos como tais virtudes se manifestam, citamos exemplo de uma determinada pessoa que, ao se deparar com outra fazendo algo errado, opta por omitir e considera para si mesma que aquilo que presenciou, mesmo retratando uma infração, não merece ser repassado a outras pessoas. Assim, no intuito de enfatizar essa questão, citamos as palavras de Ulisses Araújo, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP):
O desenvolvimento moral é um sistema dinâmico, um processo não só cognitivo, como afetivo, social e cultural. Por mais críticos e conscientes que jovens e adultos sejam em relação à moralidade, ninguém escapa de oscilar entre a moral heterônoma e autônoma em seus atos.
Em face desses pressupostos, havemos de convir que o processo de construção da moralidade, longe de ser considerado como algo inato, representa algo que vai se aperfeiçoando e se moldando ao logo do tempo, o qual começa desde a infância, torna-se mais intensificado durante a adolescência e se perpetua pela fase adulta.
Agir segundo os princípios éticos... família e escola como mediadores na construção da moralidade?onstrução da moral deve ser entendida como um processo intenso e complexo
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Chegou o Outono!

Fique por dentro!!
 Outono em Brasília 

             O Outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. Inicia dia 20 de março e termina dia 20 de junho.  É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar  das folhas das árvores , que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao Equador).O Outono do  hemisfério norte  é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". 

Mochilas escolares: sobrepeso é o vilão

Conversando com a Família

terça-feira, 13 de março de 2012

Dia do Consumidor - 15 de março

Fique por dentro!
Divulgação/U.S. Gov

Você sabia que foi um discursso do Presidente norte-americano John F. Kennedy que inspirou a criação do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março???

 Desde que o ser humano começou a trocar dinheiro por mercadorias (e mercadorias por dinheiro, é claro!) o consumidor é uma figura muito importante.

Compramos por necessidade ( remédios ou dos alimentos básicos) e compramos por prazer (é o caso de um DVD ou de um tênis novo). Às vezes, compramos pelos dois motivos ao mesmo tempo.

Há consumidores compulsivos (que não conseguem se controlar ao comprar) e há consumidores que não sabem comprar (escolhem a mercadoria inadequada ou pagam um preço injusto). Há ainda uma espécie de vício contemporâneo - alimentado pela propaganda - chamado consumismo, que é a vontade exagerada de querer comprar, comprar, sem nem se importar com o que está sendo comprado.

Na verdade, ser consumidor é uma ciência. Você deve observar o prazo de validade de um produto, ler as informações no rótulo, verificar se a embalagem está boa. E se você conseguir escapar às tentações do consumismo, você é um bom consumidor.

No dia 15 de março de 1962, o presidente norte-americano John F. Kennedy fez uma declaração ao Congresso enumerando alguns direitos importantes do consumidor. O dia 15 de março tornou-se o Dia Mundial do Consumidor.

No Brasil, em 1990, foi criado o Código de Defesa do Consumidor  que regula a relação entre as empresas comercias, as prestadoras de serviços e os consumidores. Se algo não vai bem, podemos recorrer também ao PROCON, que é um órgão estadual que analisa as denúncias dos consumidores. 
*Heidi Strecker .

domingo, 11 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia - 14 de março

Fique por dentro!


Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.

Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.

Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".

sexta-feira, 9 de março de 2012

A família

Conversando com a família

Por melhor que seja uma escola, por mais bem preparados que estejam seus professores, nunca vai suprir a carência deixada por uma família ausente. Pai, mãe, avô ou avó, tios, quem quer que tenha a responsabilidade pela educação da criança deve dela participar efetivamente sob pena de a escola não conseguir atingir seu objetivo. A família tem de acompanhar de perto o que se desenvolve nos bancos escolares.
A construção de uma nova sociedade passa pela construção de uma nova família. A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais. Os filhos se espelhando nos pais e os pais desenvolvendo a cumplicidade com os filhos.
A família é uma instituição em que as máscaras devem dar lugar à face transparente, sem disfarces. O diálogo é necessário. Se em outros tempos bastava um olhar severo para se corrigir o comportamento, hoje se vive na era do "por quê". E com razão. A família autoritária perpetua a sociedade autoritária. O individuo que somente aprende a obedecer não estará preparado para a sociedade complexa deste novo milênio. De nada adianta a negativa seca, sem explicação, sem diálogo. E menos adianta a omissão, sob a desculpa de não despertar a curiosidade dos filhos.
Nem a indiferença, nem o amor exagerado, opressor; a grande conquista é o equilíbrio, a serenidade, o bom senso. O respeito, que faz com que o tom de voz seja brando, que os espaços não sejam invadidos e a liberdade ensaie seus primeiros vôos em casa. E os moços serão mais livres se tiverem condições de dizer a verdade em casa, sem medo de castigos. A família é o porto seguro. E se nela as máscaras não existirem, tudo ficará mais fácil. E se as projeções não transformarem a realidade em um inferno, a vida em grupo poderá ser de extrema riqueza para o crescimento e o amadurecimento de cada um.
Eis a família e sua difícil tarefa. A convivência diária pode ser desgastante. É preciso criatividade. É preciso amor.

"Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?"  
Carlos Drummond de Andrade
Fragmentos extraídos do livro: Educação: A solução está no afeto.
 Autor: Gabriel Chalita. Editora Gente.2004.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Paulo Freire: patrono da educação brasileira

Fique por dentro!
"Não se pode falar em educação sem amor!" - Paulo Freire
Paulo Freire de camisa azul
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, na última terça-feira, 6 de março, o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que torna o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto é da deputada Luiza Erundina. Esta justa homenagem ao educador Paulo Freire tenta corrigir uma injustiça cometida contra ele no período da ditadura. Quando ele foi afastado dos currículos escolares.
Em 1960 desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.Segundo o senador Cristovam Buarquem "Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado."
Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Agência Senado
Plenarinho - Câmara dos Deputados.

A Criança e a Leitura

Conversando com a Família
Proporcionar a uma criança que ela crie o hábito da leitura é uma tarefa que deve envolver também o hábito daqueles que com ela convive. O universo infantil é cheio de faz-de-conta e a criança sempre leva para o imaginário seu mundo real. Daí a importância de que desde pequenas sejam estimuladas a amarem os livros como forma de incentivar seu potencial criativo.
Nesse processo é de suma importância que os primeiros livros sejam aqueles mais resistentes, para que a criança possa explorá-los de todas as formas que tiver interesse. Comumente vemos pais chamando a atenção dos pequenos para que não façam mau uso dos livros, como riscar, amassar ou rasgar. Mas como a criança irá gostar de um material e se vincular a ele se não puder mantê-lo próximo ou utilizá-lo naquilo que gera prazer, com coisas que já consegue fazer?
Para que a criança sinta-se envolvida pelos livros é importante que possa manifestar suas vontades diante dos mesmos, podendo escrever em suas páginas a história da forma como ela mesma imagina, com rabiscos ou desenhos, que mesmo não tendo significado para o adulto o tem para a criança. Aos poucos o pequeno vai internalizando os conceitos da história além de abrir-lhe a possibilidade de recontá-la do seu jeitinho, de acordo com a sua idade e capacidade, levando-a ao enriquecimento da imaginação, da criatividade e da linguagem.
É importante também que a criança se torne um bom ouvinte, que ela tenha condições de participar de momentos de narração de histórias, seja pelos pais, pessoas envolvidas em seu processo educativo ou ainda em livrarias, shoppings, teatros, etc. Mas nesse caso, é primordial que o contador já conheça a história, para que não faça a leitura corrida da mesma, de forma fria e sem atrativos, mas que a conte como se estivesse conversando com a criança e com os personagens, criando um fascínio por aquele que a ouve.
Hoje já existem edições de livros que vem com várias formas ativas de participação e envolvimento tanto do leitor como do ouvinte. São livros cheios de estímulos sonoros e mesmo visuais, como figuras tridimensionais, fantoches, sons das vozes dos personagens ou músicas da própria história.
Ensinar os pequenos a amar os livros não é difícil, pois existe um encanto que as histórias sempre transmitem. Aliás, a história por si só, os personagens juntamente com o imaginário de cada um nos conduz a outros lugares, a outras sensações, o que acontece também com a criança. E a partir dessas prazerosas sensações, o desejo de sempre querer mais.
Por Jussara de Barros

segunda-feira, 5 de março de 2012

Caminhando com as Letras

Literatura
            


Hoje recebemos  em nossa escola  para a abertura do projeto "Caminhando com as Letras" a visita da Professora Nilva, da Escola Classe 18 de Taguatinga. Ela é contadora de histórias e nos agraciou com seu talento.

Foi um momento maravilhoso, onde as crianças
 se divertiram e soltaram as emoções!
Animada, a Professora Kátia Nunes
convidou a todos para uma tarde de sonhos.
A partir de agora os alunos começaram efetivamente sua viagem pelo mundo da Literatura onde terão contato com várias formas de comunicação, aprimorando o hábito de ler, desenvolvendo seu  conhecimento e dando asas a imaginação através do projeto da escola.  Semanalmente, nossas crianças terão mais um momento de leitura, além das desenvolvidas pelas professoras em sala de aula.  Trata-se  da Leitura Complementar. Elas levarão textos para casa as sextas-feiras e retornarão com as atividades as terças-feiras seguinte. Será um momento de enriquecimento cultural familiar, onde os pais terão a oportunidade de estarem muito próximos do mundo mágico das letras.
Professora Thaís Andrade (Vice-Diretora) , Professora Nilva e a
 aluna Brunna Novaes Cunha do 1º ano "C" que
agradeceu em nome de todos os alunos por esse momento mágico.
Professora Adriana Vargas (Diretora) e Professora Nilva


domingo, 4 de março de 2012

Semana Mundial do Câncer de Mama

Fique por dentro!
Esta  é a Semana Mundial do Câncer de Mama. Em todo mundo, várias campanhas de conscientização estão sendo realizadas para chamar atenção ao assunto.
Esse tipo de câncer é o que mais causa mortes entre as mulheres no mundo.
A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de bater a doença.
Para ajudar a conscientização em relação ao câncer de mama, o Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson está oferecendo uma série semanal de dicas baseadas em pesquisas para ajudar na prevenção e diagnóstico precoce da doença. Veja algumas dicas abaixo:

- Evite ficar acima do peso.
- Coma saudavelmente.
- Mantenha-se ativa fisicamente. 
- Beba menos ou nada de álcool.
- Evite a terapia de reposição de hormônios. Esse tipo de terapia na menopausa aumenta o risco do câncer. Se tiver que tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite os que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos.  
- Não fume.
- Amamente seus filhos o máximo que puder. Quem dá leite no peito aos bebês por no mínimo um ano no total tem risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.
- Faça o auto-exame todos os meses logo após o período menstrual. Mulheres acima de 40 ou 35 para quem tem histórico familiar devem realizar mamografias pelo menos uma vez ao ano.
- Converse com seu médico sobre prevenção e diagnóstico para possuir todas as informações possíveis.

Fonte: Trechos da Revista Bem Estar Saúde

quinta-feira, 1 de março de 2012

Bullying

Fique por dentro!

O que é bullying?
Bullying é um termo usado para designar comportamentos agressivos e antissociais em ambiente escolar. Ridicularizações, intimidações, apelidos pejorativos, ameaças, perseguições, difamações e humilhações repetitivas são algumas das condutas empregadas por quem pratica constantemente a brincadeira de mau gosto. O termo se refere ao inglês bully, de ameaçar, intimidar.
Como identificar as vítimas?
* O aluno apresenta, com frequencia, desculpas para faltar as aulas. Alega indisposições, como dores de cabeça, de estômago, diarreia e vômitos pouco antes de ir a escola.
*Também pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes.
*Mostra desmotivação com os estudos, queda de rendimento escolar ou dificuldades de concentração e de aprendizagem.
* Volta da escola irritado, triste ou machucado, com as roupas ou materiais sujos ou danificados.
* Demonstra aspecto contrariado, deprimido, aflito ou tem medo de voltar sozinho da escola.
*Possui dificuldades de se relacionar com os colegas e de fazer amizades.
*Vive isolado no próprio mundo, sem desejar contato com outras pessoas, a não ser com os familiares.
Quais são as formas de maus-tratos utilizadas por praticantes do bullying?
Física, verbal, sexual, psicológica, material ( furtos, roubos e destruição de objetos) e virtual ( por meio da internet ou celular).
Como se denuncia essa situação?
Ligue para o Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Os atendentes recebem a queixa e a encaminham para órgãos com o Ministério Público e o Conselho Tutelar. O serviço é gratuito. Não é preciso se identificar.

Fonte: Sinepe DF