"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

terça-feira, 11 de julho de 2017

Método de Ensino de Pestalozzi e as dificuldades da Educação atual.

Pestalozzi era adepto do método heurístico de ensino, no qual o papel do pedagogo é o de desenvolver a individualidade da criança em lugar de transmitir-lhe "conhecimentos" e as relações entre docente e discente, principalmente no que tange a disciplina, aquelas devem ser alicerçadas no amor e por ele governadas.

Frente aos valores básicos inerentes à educação estariam a escola e a família desempenhando corretamente suas funções? Segundo a revista Nova Escola (2007), e o Ibope, o docente gosta da profissão, sabe que é "parte da sua função preparar os alunos para um futuro melhor", mas se "ressente por ter de providenciar a Educação global ( valores, hábitos de higiene etc.) que a família não dá. (...) Os alunos são vistos como desinteressados e indisciplinados e são percebidos, junto à família, como os principais problemas de sala de aula".

Conforme a referida revista, 50% dos professores reclamam da sobrecarga de função com relação ao seu papel em sala de aula, (frente à família).

Dado grupo de professores estudiosos analisaram a pesquisa em foco, e concluíram que a participação da família é essencial para que a criança se desenvolva no campo escolar, cabendo portanto, à escola em seu papel contemporâneo, não se limitar apenas a ensinar conteúdos, mas trabalhar valores também, contudo, com a integração da família na rotina escolar, como por exemplo sua participação no Projeto Pedagógico, meio no qual, todos estariam juntos em busca de soluções frente aos desafios, acima de tudo os que estariam ligados à afetividade:" a parceria da escola com a família pode ocorrer em vários níveis e momentos".  

De acordo com a professora Maria Susana Menin, da Faculdade de Ciência e Tecnologia - Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho   -  São Paulo, como coordenadora da pesquisa sobre Educação Moral e Cívica,  enfatizou que o foco contemporâneo é a formação de um sujeito autônomo, que "defende valores como bons para si e para os outros. (...) Ainda destaca que os estudiosos de hoje afirmam que vivemos uma situação em que a força da competição, da imagem e do poder duela com o respeito e a cooperação(...). Na família como na escola, moral vivida é a moral ensinada. De nada adianta fazer discursos se as práticas os contradizem".

Ambas têm suas responsabilidades (família e escola) e devem exercer seus papéis uma complementando a outra.

Fonte Nova Escola - 2007
Postado por Cris Melo, em 11/07/17

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