"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A escola nossa de cada dia


Conversando com a família



Fazer a escola vibrar durante todo o ano e colher dela frutos para toda a vida depende de pequenas ações que nós, pais e professores, podemos desenvolver cotidianamente.

Vejamos algumas sugestões:
1. Sempre que possível, troquemos algumas palavras com os professores de nossos filhos, demonstrando atenção, cuidado, preocupação, envolvimento;
2. Frequentemos com interesse as reuniões escolares e entendamos melhor o funcionamento da escola;
3. Procuremos interagir com outros pais de alunos e promover ações cooperativas em prol da comunidade escolar;
4. Acompanhemos os deveres de casa de nossos filhos e os auxiliemos no que for possível;
5. Participemos dos eventos organizados pela escola e colaboremos para seu pleno sucesso;
6. Coloquemos a escola em primeiro plano na vida de nossos filhos e enfatizemos a importância da educação na constituição do sujeito, no exercício da cidadania e na inserção profissional.
Por meio dessas e de outras ações, é possível conceber a escola como sendo uma entidade orgânica, um ser vivo, cujo alimento diário é justamente a participação de todos em prol de seu funcionamento, em busca de sua melhoria, isso sem negligenciar o compromisso do Estado em prover educação fundamental gratuita e de qualidade para todos. É, sem dúvida, um momento de reflexão acerca da escola que temos, da escola que queremos e da escola que podemos construir.

 É preciso que a escola da “volta às aulas” se torne a “escola nossa de cada dia”, com a mesma vibração, intensidade e ocupando os mesmos espaços em nosso ideário individual e coletivo, ao longo de todo o ano.
REFLEXÃO: A escola que podemos construir se faz com a participação conjunta de todos nós. Contamos com as famílias para construirmos e mantermos esta participação durante todo ano!!!
Professor Gilberto Lacerda
Faculdade de Educação da UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário