"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Importante!!!



A participação efetiva dos pais e responsáveis na vida escolar do aluno é muito importante para sua formação. Está próximo para acompanhar a lição de casa, ajudar a estudar, esclarecer dúvidas, orientar sobre o comportamento, entre outras coisas é fundamental.
Mas é na REUNIÃO DE PAIS que se sabe o que está acontecendo com seu filho na escola. É verdade que não é nada bom falar de um problema ou questão particular do filho numa reunião aberta a várias pessoas, mas nesses casos pode-se agendar uma conversa particular com a Professora, a Orientadora Educacional e a Direção. Procuramos atender sempre no horário de coordenação da professora, terças-feiras e quintas-feiras pela manhã, para que assim ela não precise se ausentar da sala de aula.
Coletiva ou em particular, a reunião é um instrumento importante para aproximar escola e família com o objetivo de dar a melhor educação possível para as crianças. Estamos sempre prontos a escutar!
1ª REUNIÃO PARTICIPATIVA
DIA: 02/03 (SEXTA-FEIRA)
HORÁRIO:  13h
LOCAL: NO PÁTIO COBERTO (QNH O1/03)
Em seguida com as professoras nas salas de aula de seu filho.
Nesse dia não haverá embarque e desembarque no GEPAS, os alunos deverão vir acompanhados pelos pais.
 ATENÇÃO!!!
Teremos bons momentos juntos!!!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A escola nossa de cada dia


Conversando com a família



Fazer a escola vibrar durante todo o ano e colher dela frutos para toda a vida depende de pequenas ações que nós, pais e professores, podemos desenvolver cotidianamente.

Vejamos algumas sugestões:
1. Sempre que possível, troquemos algumas palavras com os professores de nossos filhos, demonstrando atenção, cuidado, preocupação, envolvimento;
2. Frequentemos com interesse as reuniões escolares e entendamos melhor o funcionamento da escola;
3. Procuremos interagir com outros pais de alunos e promover ações cooperativas em prol da comunidade escolar;
4. Acompanhemos os deveres de casa de nossos filhos e os auxiliemos no que for possível;
5. Participemos dos eventos organizados pela escola e colaboremos para seu pleno sucesso;
6. Coloquemos a escola em primeiro plano na vida de nossos filhos e enfatizemos a importância da educação na constituição do sujeito, no exercício da cidadania e na inserção profissional.
Por meio dessas e de outras ações, é possível conceber a escola como sendo uma entidade orgânica, um ser vivo, cujo alimento diário é justamente a participação de todos em prol de seu funcionamento, em busca de sua melhoria, isso sem negligenciar o compromisso do Estado em prover educação fundamental gratuita e de qualidade para todos. É, sem dúvida, um momento de reflexão acerca da escola que temos, da escola que queremos e da escola que podemos construir.

 É preciso que a escola da “volta às aulas” se torne a “escola nossa de cada dia”, com a mesma vibração, intensidade e ocupando os mesmos espaços em nosso ideário individual e coletivo, ao longo de todo o ano.
REFLEXÃO: A escola que podemos construir se faz com a participação conjunta de todos nós. Contamos com as famílias para construirmos e mantermos esta participação durante todo ano!!!
Professor Gilberto Lacerda
Faculdade de Educação da UnB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Atenção !!! Atenção!!!

Informamos que os UNIFORMES ESCOLARES
encontram-se disponíveis na secretaria da escola.
Esclarecemos que o uniforme é de uso obrigatório, pois IDENTIFICA o aluno em quaisquer circustâncias: transporte escolar, criança perdida, garantia de prioridade de atendimento médico em caso de acidente no ambiente escolar,dentre outros.
Diante de tal importância, a partir do dia 15 de março solicitamos que as crianças compareçam uniformizadas.
Casos especiais favor procurar a Direção.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que é um ano bissexto?

Fique por dentro!


Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Na sexta-feira, dia 17/02, as vésperas do Carnaval, os alunos da Escola Classe 19 soltaram a imaginação e se divertiram com música e brincadeiras. Foi um momento muito esperado! As crianças usaram fantasias e máscaras confeccionadas com muito carinho pelas professoras. Parabéns a todos!






















segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Psicomotricidade

Acontece na escola!
Karla Micheleto
Professora da Escola Classe 19 de Taguatinga


O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a gestação realizamos movimentos com o corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.


A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades .

O professor atento às etapas do desenvolvimento do aluno, coloca-se na posição de facilitador da aprendizagem e estrutura  seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. 

Percebemos claramente a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.


Fotos: Professora Karla Micheleto e alunos do 1º ano "C".

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Carta aos Pais

A alegria voltou à Escola Classe 19 de Taguatinga!!! No dia 08 de fevereiro, os corredores e salas temporariamente órfãos durante o recesso escolar, voltaram a ter vida.
Crianças, Professores , Servidores e Funcionários, todos agentes do processo educativo, ansiosos pelo reencontro. Mais uma vez , um reinício especial.
A Escola Classe 19 assume sua Missão, e ratifica o compromisso de ofererecer uma educação de qualidade.
Mesmo com toda a dificuldade de não estarmos em nosso prédio na QNA 39 de Taguatinga, iniciamos o ano com mais turmas do que no ano anterior. Isso nos faz crer que estamos no caminho certo, bem como reafirma a ideia de que confiança se conquista a partir de trabalho, dedicação e verdade. Por isso, agradecemos especialmente aos pais, pelo voto reiterado.
Acreditamos que Educação é uma tarefa de muitas mãos e, na estreita colaboração família/escola, devemos trabalhar juntos, na construção de um futuro melhor, mais justo e mais humano, portanto os nossos votos de um ano feliz.
SEJAM BEM VINDOS!!!!

Estamos a disposição para atendê-los da melhor maneira possível.


DIRETORA: Adriana Vargas
VICE-DIRETORA: Thaís Andrade
CHEFE DE SECRETARIA: Nília Raquel Oliveira
ORIENTADORA EDUCACIONAL: Silvia Souza
COORDENADORA: Cleide Alves

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012