"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

sábado, 14 de março de 2015

Merenda Escolar - Comer Bem para Viver Melhor! - Intolerância Alimentar

“A infância é um período de grande desenvolvimento, marcada por gradual crescimento da criança, especialmente nos primeiros três anos de vida e nos anos que antecipam a adolescência. Mais do que isso, é um período em que a criança se desenvolve psicologicamente, ocorrendo mudanças no comportamento e na sua personalidade. Essa fase da vida requer cuidados especiais, pois uma alimentação não saudável pode ocasionar consequências no desenvolvimento físico, mental e consequentemente na aprendizagem.” (Política de Alimentação Escolar, 2006, Lorena Gonçalves Chaves e Rafaela Ribeiro de Brito)



A partir desse entendimento, no dia 12 de Março, última quinta-feira, recebemos em nossa escola as nutricionistas da SEE/DF, Thalita do C. Pereira e Maria Cecília M. X. Sousa, para uma conversa sobre restrição alimentar. Sentimos muita falta de alguns pais/responsáveis que foram convidados e não compareceram. Em uma próxima iniciativa, contamos com a presença de todos!




A iniciativa em prol de nossos alunos surgiu no dia a dia, em contato direto com nossos alunos, onde muitos relatavam não poder tomar leite, entre outros alimentos, por fazerem mal à sua saúde. O encontro foi muito produtivo. As nutricionistas trouxeram um riquíssimo material com a temática “Alergia Alimentar” e “Intolerância à Lactose”, o qual nos informa sobre o que é, a causa, sintomas, orientação nutricional e as adaptações do cardápio da alimentação escolar. Os pais puderam trocar experiências e receber orientações inerentes a cada caso.


Apesar de não dispor de gêneros e cardápios específicos para o atendimento desses alunos, procuramos suprir sua carência nutricional de acordo com o que temos em estoque, fazendo substituições sempre que possível. Daí a importância da efetiva participação dos pais nesse processo, uma vez que atendemos no modelo PROEITI, e o aluno permanece 10hs diárias na escola.



O cardápio semanal é disponível em mural na entrada da escola e também no blog: http://ec19tag.blogspot.com.br Assim, a família pode acompanhar as refeições que serão servidas no decorrer de cada semana e substituir algum lanche que gere transtornos ao educando. Lembramos que o cardápio pode sofrer alguma alteração, por depender do estágio de maturação das frutas, ou sofrer algum desajuste na entrega e recebimento dos gêneros.


 Às nutricionistas Thalita e Cecília, toda a nossa gratidão por proporcionar esse momento tão importante e grandioso para as vidas dos nossos queridos alunos!
Por Renata Rambo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário