"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

sábado, 17 de junho de 2017

As Crianças fizeram a festa no Água Doce

No dia da festa no Arraiá Água Doce, as crianças curtiram até... com as brincadeiras culturais, danças, e comidas típicas desta data festiva: as Festas Juninas, que culturalmente ocorrem neste mês em todo o Brasil.

Conheceremos agora a origem das festas juninas no 🇧🇷 Brasil:

Festa junina no Brasil

As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com  que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal:  a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou  saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste    do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais    iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os       portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e   pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados   na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite. A dança de fitas típica das festas juninas no Brasil origina-se provavelmente da Península Ibérica.  
  

No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegadas a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já havia sido trazida ao Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa brasileira de São João é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista, mas também a São Pedro, pelas  chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho,  integram a tradição as comidas feitas dele, tais como a canjica, a pamonha, o munguzá, o  milho cozido, a pipocae o bolo de milho. Também pratos típicos das festas são o arroz- doce, a broa de milho, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de- moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão etc.[1]

Quadrilha

A quadrilha brasileira originou seu nome numa dança de salão francesa para quatro pares, a quadrille, em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A quadrille francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da contredanse, popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A contredanse se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII.quadrille veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elitesportuguesas e brasileiras do século XIX por tudo que fosse a última moda de Paris −dos discursos republicanos de Gambetta e Jules Ferry, passando pelas poesias de Victor Hugo e Théophile Gautier até a criação de uma academia de letras, dos cabelos cacheados de Sarah Bernhardt até ao uso do cavanhaque.

    


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6553402380710135915#editor/target=post;postID=935367756445372071 
Artigo retirado da Wikipedia, postatsdo por Cris Melo, 17/06/17

Curtam o vídeo no Arraiá Água Doce:👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻
Acesse o link👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻




Nenhum comentário:

Postar um comentário