"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

terça-feira, 20 de junho de 2017

COMO PREVENIR AS BIRRAS ?

👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩👇🏻😩😩👇🏻👇🏻😩

  

Rotina e previsibilidade são dois fatores essenciais para prevenir                          novos episódios de birra, principalmente no caso das crianças                        pequenas. Para tanto, toda a situação que seu filho for enfrentar,   converse previamente com ele. Esteja sempre no mesmo nível dos olhos dele ou carregando no colo, mas sempre olhando em seus olhos durante a conversa.                         

Por exemplo, se forem ao parquinho, estabeleça regras como não colocar a mão na boca ou não sair de perto do responsável. Informe principalmente o que farão no local, se vão comprar algo para criança ou não. Diga quanto tempo ficarão no passeio e quem vão encontrar.            


Respeite também a hora de descanso da criança, principalmente se ela já está doente, não dormiu bem ou está em um ambiente com muito barulho e pessoas. Afinal, nessas situações bem provável que a birra volte a acontecer.                                             


Quando retornar do passeio, é muito importante também conversar novamente com a criança. E é essencial que os pais digam a ela se  comportou-se bem ou mal. Caso tenha ido bem, faça o reforço positivo e elogie o pequeno.          


A escolha de um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança também é primordial para prevenir mais birras. Por isso, tenha cuidado principalmente na hora de escolher a escola que a criança vai frequentar.               


Dê preferência àquelas que trabalhem as habilidades  socioemocionais de seu filho. Essas são escolas que empregam a Escola da Inteligência como metodologia educacional e têm a  teoria da Inteligência Multifocal como fundamento, auxiliando as crianças a gerenciarem o estresse e ansiedade, fatores      desencadeantes da birra.                                                   


QUAIS ERROS JAMAIS DEVEM SER COMETIDOS? 


Em primeiro lugar, não ceda às exigências da criança e mantenha    Firme o seu posicionamento. Seu filho deve aprender desde cedo a  ouvir o não. Às vezes, por se sentirem culpados ou mesmo por impaciência, os pais acabam por acatar o desejo dos pequenos durante a birra.      

O resultado são crianças cada vez mais mimadas e acostumadas a terem tudo que querem, porque ficam condicionadas a conseguirem o que desejam.     

 Lembre-se sempre de que os filhos têm como exemplo os pais. Por isso, policie suas atitudes nos momentos de estresse e raiva e contenha-se.                                 

Evite manifestações exacerbadas como bater portas e jogar objetos   no chão, principalmente na frente deles. Em alguns casos, a criança pode estar fazendo birra porque simplesmente reproduz o comportamento do pai ou da mãe em casa.           

Outra dica importante é nunca medir forças com a criança. Por exemplo, se por algum motivo o seu filho começa a fazer bagunça em seu quarto espalhando todos os brinquedos no chão. Às vezes, não há necessidade de proibi-la de desorganizar o ambiente, desde que que claro que, após a brincadeira, quem vai colocar tudo em seu devido lugar é ela.       
     
     
Os pais devem se manter firme em suas atitudes. Porém, não precisam ser autoritários e sustentar uma criação sob uma série de proibições. É importante dizer não, mas também deve-se reconhecer o momento de ser flexível   com a criança. Por exemplo, será que 15 minutos a mais jogando videogame fere sua  autoridade como pai? Obviamente não.                 

Por último, o momento em que o filho está esperneando e gritando não é hora para conversar — isso pode ser desgastante para ospróprios pais. Nessa hora, a criança não está interessada no que está ouvindo, pois está focada em expressar sua raiva ou frustração.  

Então não insista e espere que ela se acalme. Além de evitar o estresse dos pais, essa medida faz com que você tenha um tempo maior para avaliar qual a melhor atitude a ser tomada.       


Mais do que simples chiliques das crianças, a como uma forma de os pequenos expressarem suas  emoções e começarem    a firmar sua personalidadeo no meio em que vivem.         
  
Para tanto, saber lidar com essa situação é uma tarefa que deve ser compartilhada não somente com os pais, mas também com a escola, que desempenha papel importante na formação dos   pequenos.     


 



  Postado por Cris Melo , em 20/06/17
   Artigo retirado da Escola da Inteligência, Augusto Cury. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário