"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

terça-feira, 20 de junho de 2017

POR QUE AS CRIANÇAS FAZEM BIRRA?


As birras nada mais são do que explosões de raiva e outros sentimentos da criança, muito comuns na faixa etária entre 1 a 3 anos, porém, podem ocorrer em alguns casos até os 6 anos de idade. 

Biologicamente, as birras correspondem a descargas de adrenalina e cortisol liberadas pelo cérebro. Isso ocorre porque a criança ainda é incapaz de inibir os impulsos de seu comportamento. Assim, situações potencialmente estressantes como fome, exaustão, cansaço, frustração, exposição a ambiente muito barulhento ou com muita gente levam a essas descargas hormonais.                      

 Mais do que uma simples reação ao ambiente, as birras            demonstram positivamente que a criança está   começando a desenvolver sua personalidade a partir da expressão de sua vontade. Elas indicam o    início da contestação, por parte dos pequenos, das regras e limites impostos pelos adultos.

Portanto, é muito comum elas se manifestarem quando a criança,  no momento, já não quer mais comer aquele biscoito, não quer trocar de roupa ou deseja desesperadamente um chocolate. E para conseguirem o que querem, choram, gritam, esperneiam, rolam no chão e o que mais for preciso para  chamar a atenção dos adultos.     

Porém, que atento a alguns tipos de birra. Se elas se tornaram    muito frequentes nos últimos  tempos e não fazem parte do comportamento habitual da criança, vale a pena investigar o   motivo com mais afinco.                             

Essa situação pode estar associada a algum tipo de problema que     seu lho está enfrentando. Um lactente facilm ente irritadiço, por  exemplo, pode estar apresentando intolerância à lactose. Já em   escolares, vale a pena investigar como andam as relações de seu lho          na escola, pois a causa das birras frequentes pode ser o re exo de algum bullying que ela esteja sofrendo.   
     

COMO OS PAIS DEVEM REAGIR?          

Os pais podem reagir de forma variada à birra dos filhos, de acordo com as experiências acumuladas ao longo dos anos.  Porém, podemos identi car ao menos duas formas diferentes de reação: a permissiva e a punitiva.                  

  Alguns pais — talvez devido à pouca experiência na criação dos  filhos — se sentem impotentes diante desse mau comportamento dos pequenos. Isso ocorre principalmente com aquelas birras  homéricas em público, que acabam por deixar os pais constrangidos.    

Sendo assim, acabam por ceder à vontade dos lhos naquele momento. É a chamada “educação permissiva” a qual deixa a  criança por conta própria.        

Esse tipo de atitude pode tornar os lhos mimados, com grandes chances de se tornarem adultos com dificuldade de lidarem com frustrações.           

Há pais que não conseguem controlar suas próprias emoções diante de uma birra e acabam explodindo de raiva, assim como a criança.          

Com isso, muitos punem as crianças de forma exagerada e,  consequentemente, criam filhos  cada vez mais desafiadores ou até mesmo introspectivos — por medo do castigo dos pais.                

     
COMO LIDAR COM A BIRRA DE MANEIRA SAUDÁVEL?     

Há alguns pais que optam por simplesmente ignorarem a criança    que está fazendo birra. Isso porque conseguem controlar suas  emoções. Assim, começam a se afastar no momento da cena. Na maioria das vezes a criança vai parar de chorar e espernear e irá atrás dos pais por medo de car sozinha.     

De acordo com o psiquiatra e educador Içami Tiba, para que as crianças parem a birra elas precisam perder a segurança na  hora. “Se ela se sente insegura, muda. A criança fica  preocupada se os pais a deixam”.        
Basicamente, a atitude dos pais diante de uma cena dramática do filho deve ser  firme , no entanto, não deixar de ser   acolhedora   também. Assim, inicialmente, o ideal é manter-se indiferente diante da birra. Após o episódio, acolha a criança no colo — ou  converse  na altura dela — explicando que esse tipo de comportamento não fará ela conseguir o que deseja.         

Também há outras atitudes efetivas que você pode tomar de imediato. Dependendo da situação, distrair a criança pode ser  uma boa estratégia para acabar com a birra. Isso pode fazer com que ela  esqueça o motivo pelo qual está fazendo o  escândalo, sendo eficaz principalmente em locais públicos.      

Você também pode comparar a criança com outras pessoas ao redor. Ao mostrar que apenas ele está gritando e chorando, o pequeno toma consciência dos outros e se acalma. Isso faz com que ele se ajuste ao ambiente ao redor.     


E quanto a dar castigos? É válido? Se forem proporcionais, de forma que não prejudiquem o desenvolvimento da criança,   constituem outra maneira saudável de lidar com as birras. Para isso, o tempo de punição deve ser adequado à idade. Por exemplo, para uma criança de 2 anos, 10 minutos de castigo já basta.      

Por último e não menos importante, utilize medidas socioemocionais — de acordo com a teoria da Escola de Inteligência — para controlar esses episódios de explosão de raiva  das crianças. Por exemplo, procure gerenciar as situações de estresse que seu filho está passando e que desencadeia a birra.     
  
Para isso, conversar com ele após o episódio é essencial. Além disso, tenha empatia pela criança, procurando compreender a situação que está provocando a raiva no pequeno.  

Postado por CrisMelo, em 20/06/17
Artigo retirado da Escola da Inteligência, de Augusto Cury 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário