"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Escolas ganham nova disciplina para tratar as emoções

Para enfrentar os desafios de educar a nova geração de crianças e adolescentes, escolas aderem à metodologia da Inteligência Multifocal, criada por Augusto Cury
A nova geração de crianças e adolescentes tem desafiado pais e educadores a lidar com um novo perfil de comportamento. Guiados pelas tecnologias, eles são movidos por tablets e celulares, têm se distanciado de atividades em grupo e passam a enfrentar dificuldades para lidar com frustrações na infância e com os desafios da vida adulta. Os pais, por sua vez, para conseguir proporcionar à família um bom padrão de vida se submetem a rotinas de trabalho extenuantes e acabam tendo menos tempo para acompanhar as necessidades de seus filhos.
Para auxiliar os educadores a lidarem com esses desafios, algumas escolas têm recorrido a disciplinas focadas nas necessidades emocionais das crianças e adolescentes. Em Ribeirão Preto, algumas escolas implantaram na grade curricular a Escola da Inteligência. A metodologia foi desenvolvida pelo psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor Augusto Cury e se baseia na Teoria da Inteligência Multifocal para desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos, na família e nos professores. O programa já está sendo usado por mais de 200 mil alunos no Brasil e exterior e tem apresentado resultados expressivos como melhor capacidade de concentração, aumento do respeito e da tolerância, bem como a diminuição da violência e do bullying.
A metodologia é fundamentada em materiais didáticos e debates de ideias que são apresentados de forma lúdica aos alunos. Um professor do próprio colégio é capacitado pelos instrutores da Escola da Inteligência e se torna apto a trabalhar com crianças desde os quatro anos, até alunos do 3º ano do Ensino Médio. “O professor vai aplicar ensinamentos para promover habilidades socioemocionais dos alunos, como gerenciar seus pensamentos, ampliar o autoconhecimento, se colocar no lugar do outro, lidar com a intolerância e a falta de empatia. Da mesma forma como ele aprende as habilidades cognitivas, como a leitura, aptidões para calcular, percepção e foco”, explica Bruno Alves Oliveira, presidente do Grupo Educacional Augusto Cury, que é especialista em psicologia multifocal e máster nos estados Unidos.
As aulas são inseridas na grade curricular da escola e acontecem uma vez por semana. Os temas são trabalhados por meio da reflexão. O professor promove debates para que os alunos saibam lidar, por exemplo, com o nervosismo e adquiram autocontrole. Um dos jogos propostos aos alunos se chama “Cidade da Memória”. Nele, há vários bairros, como o da reclamação, por exemplo. “Nesta brincadeira os alunos aprendem que, como nas cidades físicas geramos lixo, na nossa mente geramos o lixo psíquico, que precisa ser reciclado para que não vivamos em um bairro sujo e degradado”, explica Oliveira.
Interação familiar
A competitividade no mercado de trabalho e o crescimento das despesas familiares têm forçado muitos pais a ampliar sua jornada de trabalho. Este cenário faz com que eles passem menos tempo ao lado dos filhos e, quando chegam em casa, estão tão extenuados que não conseguem interagir com as crianças e adolescentes. Nasce aí o conflito e a culpa de pais e mães. Para compensar, eles se tornam muito permissivos e superprotetores, o que acaba por agravar ainda mais os perfis de crianças que têm dificuldades para lidar com as emoções. Futuramente eles se tornarão adultos frustrados. “Os pais estão perdidos. Para eles, é muito mais fácil falar sim, do que não. Ao invés de terceirizar a educação dos filhos eles precisam compartilhar suas histórias”, alerta o especialista.
Durante as aulas de Inteligência Emocional há atividades que incentivam os pais a falarem com seus filhos sobre seus fracassos e dificuldades. “É importante que os pais não poupem seus filhos de suas angústias. Eles precisam aprender a lidar com os sentimentos negativos”. Bruno cita como exemplo, uma situação na qual, em uma brincadeira livre, uma criança empurra a outra. Neste caso é preciso que ela saiba lidar com a situação. Mas se os pais a poupam deste tipo de experiência ela não terá essa bagagem emocional. Quando se tornar um profissional ela terá problemas de comportamento que, segundo Oliveira, é uma das principais causas de demissão apontada por várias pesquisas que avaliam o ambiente corporativo.
Excesso de informações
Um dos problemas da geração atual é o excesso de informações, que não necessariamente gera conhecimento. “As crianças são submetidas a um ambiente com muitos estímulos. Na TV são vários diálogos ao mesmo tempo. Elas passam horas utilizando tablets e celulares. Além disso, fazem uma série de atividades extracurriculares, como balé, judô, inglês, natação”.
Todo este ambiente faz com que elas possam sofrer do que Augusto Cury chama de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). “Essa situação é uma bomba para a saúde mental causando problemas físicos como transtorno do sono, dores de cabeça e musculares”, alerta o especialista. O mais grave é que muitas vezes a SPA é confundida com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que é raro, mas tem sido diagnosticado com frequência, levando as crianças a fazerem uso de medicamentos desnecessariamente, ao invés de serem orientadas a lidar melhor com suas emoções.
Resultados na sala de aula
Em Ribeirão Preto o Ateneu Barão de Mauá é uma das escolas que inseriu há três anos o método da Escola da Inteligência na grade curricular para os alunos de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem uma vez por semana dentro do Projeto Leitura, no qual os alunos leem, interpretam e fazem atividades para trabalhar os valores.
A diretora Vera Beatriz Carlotti explica que o material didático utilizado contém revistas com histórias em quadrinhos que trabalham temas como respeito, trabalho em grupo, autoconhecimento e até temas como a ingestão de álcool e cigarros. “Observamos que as salas que trabalham o projeto têm a tendência de se respeitar mais. Notamos um aumento no rendimento intelectual e, além disso, o trabalho em equipe é facilitado. As relações interpessoais melhoram e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do aluno”, ressalta a diretora. “Outro objetivo é trabalhar a violência. Não só a física, mas também a verbal. Nossas crianças e jovens não percebem que a comunicação entre eles é violenta.”
Vera ressalta a importância do envolvimento dos pais nas atividades. Ela lembra que os temas trabalhados em salas de aula são levados para casa em forma de tarefa para estimular o relacionamento entre pais e filhos. “Percebemos a diferença de comportamento e as relações são mais saudáveis. Não se trata de autoajuda. É um processo de construção da inteligência multifuncional para a construção do pensamento. Desta forma criamos a oportunidade de diálogo para que os filhos se aproximem dos pais e não se afastem.”
Além de estar presente nas escolas que agregaram o método à sua grade curricular, os ensinamentos da Escola da Inteligência também estão disponíveis na Escola Menthes, onde há aulas específicas para o desenvolvimento emocional de crianças e adultos. Em Ribeirão Preto, a escola fica na rua Itacolomi, 950.
Aptidões
Durante as aulas os alunos aprendem a ter controle sobre os cinco principais domínios socioemocionais:
– Conscienciosidade: expressa em atitudes de responsabilidade, persistência, resiliência e outras;
– Abertura a novas experiências presente em comportamentos de curiosidade, criatividade, não ter medo de errar;
– Amabilidade, presente em cooperação, por exemplo;
– Estabilidade emocional, na capacidade de autocontrole;
– Extroversão, como sociabilidade.

Texto: Letícia Tozetti
Postado por Cris Melo, em 23/11/17 - Retirado do blog Escola da Inteliência

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