"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

terça-feira, 13 de março de 2012

Dia do Consumidor - 15 de março

Fique por dentro!
Divulgação/U.S. Gov

Você sabia que foi um discursso do Presidente norte-americano John F. Kennedy que inspirou a criação do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março???

 Desde que o ser humano começou a trocar dinheiro por mercadorias (e mercadorias por dinheiro, é claro!) o consumidor é uma figura muito importante.

Compramos por necessidade ( remédios ou dos alimentos básicos) e compramos por prazer (é o caso de um DVD ou de um tênis novo). Às vezes, compramos pelos dois motivos ao mesmo tempo.

Há consumidores compulsivos (que não conseguem se controlar ao comprar) e há consumidores que não sabem comprar (escolhem a mercadoria inadequada ou pagam um preço injusto). Há ainda uma espécie de vício contemporâneo - alimentado pela propaganda - chamado consumismo, que é a vontade exagerada de querer comprar, comprar, sem nem se importar com o que está sendo comprado.

Na verdade, ser consumidor é uma ciência. Você deve observar o prazo de validade de um produto, ler as informações no rótulo, verificar se a embalagem está boa. E se você conseguir escapar às tentações do consumismo, você é um bom consumidor.

No dia 15 de março de 1962, o presidente norte-americano John F. Kennedy fez uma declaração ao Congresso enumerando alguns direitos importantes do consumidor. O dia 15 de março tornou-se o Dia Mundial do Consumidor.

No Brasil, em 1990, foi criado o Código de Defesa do Consumidor  que regula a relação entre as empresas comercias, as prestadoras de serviços e os consumidores. Se algo não vai bem, podemos recorrer também ao PROCON, que é um órgão estadual que analisa as denúncias dos consumidores. 
*Heidi Strecker .

Nenhum comentário:

Postar um comentário