"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

sexta-feira, 9 de março de 2012

A família

Conversando com a família

Por melhor que seja uma escola, por mais bem preparados que estejam seus professores, nunca vai suprir a carência deixada por uma família ausente. Pai, mãe, avô ou avó, tios, quem quer que tenha a responsabilidade pela educação da criança deve dela participar efetivamente sob pena de a escola não conseguir atingir seu objetivo. A família tem de acompanhar de perto o que se desenvolve nos bancos escolares.
A construção de uma nova sociedade passa pela construção de uma nova família. A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais. Os filhos se espelhando nos pais e os pais desenvolvendo a cumplicidade com os filhos.
A família é uma instituição em que as máscaras devem dar lugar à face transparente, sem disfarces. O diálogo é necessário. Se em outros tempos bastava um olhar severo para se corrigir o comportamento, hoje se vive na era do "por quê". E com razão. A família autoritária perpetua a sociedade autoritária. O individuo que somente aprende a obedecer não estará preparado para a sociedade complexa deste novo milênio. De nada adianta a negativa seca, sem explicação, sem diálogo. E menos adianta a omissão, sob a desculpa de não despertar a curiosidade dos filhos.
Nem a indiferença, nem o amor exagerado, opressor; a grande conquista é o equilíbrio, a serenidade, o bom senso. O respeito, que faz com que o tom de voz seja brando, que os espaços não sejam invadidos e a liberdade ensaie seus primeiros vôos em casa. E os moços serão mais livres se tiverem condições de dizer a verdade em casa, sem medo de castigos. A família é o porto seguro. E se nela as máscaras não existirem, tudo ficará mais fácil. E se as projeções não transformarem a realidade em um inferno, a vida em grupo poderá ser de extrema riqueza para o crescimento e o amadurecimento de cada um.
Eis a família e sua difícil tarefa. A convivência diária pode ser desgastante. É preciso criatividade. É preciso amor.

"Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?"  
Carlos Drummond de Andrade
Fragmentos extraídos do livro: Educação: A solução está no afeto.
 Autor: Gabriel Chalita. Editora Gente.2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário