"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Criação dos filhos, como fazer??


Os 4 erros mais comuns para não cometer na criação dos filhos



Um dos maiores desafios de ter filhos é o processo de criação e educação. Muitas mães e pais (ou avós, tios, padrinhos e madrinhas), ao se depararem com a responsabilidade gigantesca que é educar uma criança, ficam em dúvida sobre como agir ou qual é a melhor maneira para construir uma relação positiva com os filhos.      
É se sentir um pouco perdido e cometer alguns enganos; afinal, a criação dos filhos é uma tarefa. Porém, é preciso se manter atento para não permanecer no erro, que pode, muitas vezes, trazer consequências para as crianças.
Para ajudar nessa tarefa, veja os erros mais cometidos na criação dos filhos. Confira quais são eles, avalie se na sua família se eles estão presentes.

1. Não impor limites

A personal baby e psicopedagoga Carmen Costa chama a atenção dos pais para a permissividade que ronda as famílias nos dias de hoje. Educar positivamente está longe de ser permissivo e condescendente demais com os filhos.
Em certa idade, as crianças começam a desafiar a família e buscar o ponto que não podem ultrapassar. Nesse momento, elas precisam de limites claros.
Proibições e formas de condutas são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Sem isso, elas podem desenvolver até mesmo inseguranças graves ao longo da vida, pois não vão saber o que é certo ou errado, nem qual é a melhor maneira de se posicionarem em situações futuras.
Por isso, lembre-se sempre: impor limites a um filho também é uma forma muito bonita de demonstrar amor!

2. Mentir para os filhos      

Quem nunca caiu na tentação de contar uma mentirinha que seja para o filho parar de fazer aquela birra ou resolver uma situação com a criança? Erro fatal!
Essas mentiras, por menores que sejam, acabam impactando a relação de confiança da criança com o seu responsável. Além do mais, como ensinar aos pequenos que não se deve mentir se elas os veem cometendo o erro?
Experimente uma conversa clara, simplificada e objetiva com o seu filho. Mostre a ele a importância de agir de determinada forma e as consequências do não cumprimento das regras. Assim, você fortalecerá os laços de proximidade e segurança e ainda mostrará com a verdade é um dos valores e habilidades a serem trabalhados em toda a vida.

3. Acreditar que tempo e carinho podem ser substituídos por bens materiais

Carinho é sinônimo de atenção, e não de brinquedo novo. O amor e o afeto são a base emocional e motivação das crianças. Por isso, procure recompensar seus filhos afetivamente em vez de materialmente.
Ele teve um bom comportamento ou uma atitude que merece ser recompensada? Elogie, abrace, sorria. Assim, a criança sentirá orgulho de si mesma e reagirá bem diante dos próximos desafios que virão. Criança que se sente amada é criança segura, confiante e feliz!

4. Não dar explicações      

Já falamos sobre a importância de estipular limites na criação dos filhos. Porém, é preciso ter muito cuidado para que esses limites não esbarrem no autoritarismo, bem diferente da autoridade saudável e esperada.
As crianças conseguem aceitar e entender melhor as regras e limites que são claramente apresentados. Dizer “não pode” ou “porque não” causa uma frustração e tristeza nos pequenos, pois eles não entendem a razão de não poderem.
Segundo a psicóloga Aline de Aguiar, o ideal é dar uma explicação sucinta e clara, para que a criança entenda a razão da negativa, e ao mesmo tempo demostrar carinho e afeto, para que ela entenda que o limite é imposto por amor e cuidado.
A criação dos filhos é, sem sombra de dúvidas, um caminho longo e, por vezes cheio de percalços. E a indisciplina escolar, muitas vezes, é uma dessas pedras que aparecem na jornada de pais e mães.    
Artigo retirado do blog Escola da Inteligência, Augusto Cury 
 Postado por Cris Melo , em 25/05/17  


Nenhum comentário:

Postar um comentário