"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

terça-feira, 16 de maio de 2017

Educação financeira para crianças: primeiras lições devem começar na infância


.

Qual é, afinal, o papel e a importância da educação financeira para crianças? Preparar financeiramente os pequenos é o processo de torná-los capazes de fazer o melhor uso possível do dinheiro. Assim, quando eles chegarem à fase adulta, saberão gerir seu dinheiro e conquistar uma boa qualidade de vida.
Sendo assim, a educação financeira é muito importante, pois garante tranquilidade — que, de acordo com pesquisa do Serviço Central de Proteção ao Crédito, não é tão simples de  ser conquistada: 25% dos casos de inadimplência no país são resultado de descontrole financeiro.
Quer descobrir como educar seu filho nessa área? Então continue a leitura deste post:

 Explique o que é o dinheiro  

Para começar a educação financeira para crianças, é importante, primeiramente, ensinar o que é dinheiro. Afinal, com os cartões de crédito e de débito, se torna ainda mais complicado para os pequenos entenderem como se dá uma transação. 
A meninada não pode encarar o dinheiro como uma “mágica” que realiza todos os seus sonhos; em vez disso, ela precisa entender que as moedas, as notas e os cartões estão ligados ao consumo.

Crianças pequenas

Para as crianças muito pequenas entenderem do que se trata o dinheiro, a sugestão é usar um pote transparente, que vai receber moedas diariamente. Assim, elas vão enxergar o dinheiro como algo real e palpável, que deve ser economizado e guardado.
 Além disso, os pequenos vão aprender a exercitar a paciência, vendo que é preciso esperar um tempo para juntar uma determinada quantia.

Crianças com mais de 4 anos

As crianças com mais de 4 anos podem ganhar uma carteira, na qual as notas e as moedas serão guardadas. Quando os pequenos tiverem dinheiro suficiente para comprar  algo bem simples (como uma barra de chocolate), acompanhe-os até a loja e ensine que, nesse momento, eles devem ter calma, pagar e esperar pelo troco.

Diga “não” quando for preciso

Quando as crianças pedirem para comprar algo, o adulto deve conversar e explicar a diferença entre querer e precisar. O indicado é fazer um carinho nos pequenos e deixar o ambiente — mesmo que haja choro.
Ao longo dos anos, as crianças vão ter consigo as lições sobre querer e precisar, e o consumo passará a ser algo equilibrado com o controle emocional recebido na infância. Acredito: os sentimentos são muito importantes, sendo esta uma conclusão até mesmo da revista Harvard Business Review.

Dê o exemplo

Por fim, mas não menos importante: seja coerente. A educação financeira para crianças só funciona quando o adulto dá o exemplo e demonstra que, de fato, não há dinheiro de sobra  no orçamento. Os pequenos, que sempre observam os seus responsáveis, logo notarão uma incoerência se os grandinhos gastam além da conta.
Como você pôde perceber, a educação, o controle emocional e os princípios recebidos em casa são os alicerces da educação financeira para crianças. Com eles, a boa formação do pequeno consumidor — que se trata de um processo longo e demorado — é garantida.
Você gostou deste post sobre educação financeira para crianças? Lembrou-se de outras  dicas? Então deixe um comentário neste post e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!
Escola da Inteligência, criada por Augusto Cury .
Artigo Publicado em 16/06/17.  Por Cris Melo - blog EC 19 de Taguatinga .

Nenhum comentário:

Postar um comentário