"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo considerado impossível se torna realidade". Albert Einstein

quinta-feira, 18 de maio de 2017

SAA

Através da Portaria 39 de 09 de março de 2012, foi instituído e normatizado a organização e funcionamento da Sala de Apoio à Aprendizagem, com atendimento destinado aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal.


  • RESPONSÁVEL PELA SAA:
 ADRIANA LUNA DE SANTOS MEDEIROS, habilitada em psicologia.

  •  A EC 19 é um polo de atendimento da SAA , que atende as seguintes escolas: EC 06, EC16, EC 18, EC 19, EC 27, EC 39,CEF 08, CEF 14.

  • QUAIS ALUNOS ATENDEM?
Alunos com Tanstorno Específico (TEF), de caráter multidisciplinar, prestado porprofissionais com formação específica. Entenda-se por Transtornos Funcionis Específicos, as dificuldades de        aprendizagem e/ou de comportamento em decorrência do Transtorno de Défit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Disfrafia, Dislalia, Discauculia, Disortogragia, Transtorno de Conduta(TC) e Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC).    


COMO FUNCIONA  A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM?

  • É direcionado para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva institucional e interventiva, sempre  em articulação com os profissionais da Equipe   Especilizada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) e da Orientação Educacional (OE). 
  • O atendimento nas Salas de Apoio à Aprendizagem, acontecem no turno contrário ao de aula, em 02 encontros semanais com 01 hora de duração cada ou em 01 encontro com 02 horas de duração.
O QUE ACONTECE NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM?   

  • O programa de atendimento aos estudantes com transtornos funcionais específicos por meio SAA tem  por objetivo de atender às dificuldades de aprendizado das crianças, adolescentes e adultos.
  • O atendimento é direcionado por meio de atividades que desenvolvam: as Funções Executivas ( atenção, figura-fundo, memória, organização e planejamento); Processo Fonológico (oralidade, leitura e escrita); Ginástica Cerebral( exercícios para estimular os dois lados do cérebro); Dificuldades Específicas (conceitos psicomotor, discriminação e percepção) e Autoestima.
  • Os grupos de atendimentos são divididos e acordo com as dificuldades de Aprendizagem apresentadas pelos estudantes e as especificidades referentes aos Transtornos Funcionais.

Texto de Adriana LUNA.
Postado por Cris Melo, 18/05/17 




                                                 


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